Pesquisador da Universidad del Cauca (UNICAUCA) – Colômbia visita o DCS e PPGCS nos meses de setembro e outubro

Data de publicação: 3 de setembro de 2018. Categoria: Sem categoria

O Departamento de Ciências do Solo e o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do CCA/UFC, receberão o Professor Dr. Edier Humberto Pérez, como visitante, no período de 3 de setembro a 27 de outubro.

O Prof. Dr. Edier atua na Universidad del Cauca (UNICAUCA) – Colômbia, é formado em Química com Mestrado e Doutorado em Ciências Químicas. Sua linha de pesquisa são solos contaminados por metais pesados, nos quais determina indicadores físicos ou químicos de resiliência para propor técnicas de recuperação. Tem experiência em técnicas de fracionamento da MOS, avaliando os processos de adsorção de metais, mobilidade e distribuição dos mesmos no perfil dos solos e especiação dos metais na matriz do solo. Paralelo a essa linha, trabalha também com estudos que tratam sobre o aproveitamento de resíduos agrícolas, agroindustriais e resíduos de culturas, na recuperação de solos de baixa fertilidade.

Durante a visita, o Prof. Dr. Edier conhecerá o funcionamento dos laboratórios do Departamento de Ciências do Solo, visitará área de estudo com problemas de poluição do solo e proferirá palestra na disciplina Seminários do PPG em Ciência do Solo.

Texto: Profa. Dra. Maria Eugênia Ortiz Escobar e Profa. Dra. Mirian Cristina Gomes Costa